“Este será um dos temas mais polémicos aqui do fórum, pois já veio como (mini) cópia de outro fórum, mas iremos aprofundar e pegar mais a sério no assunto.”
A construção da Barragem de Castelo de Bode, teve início no ano de 1946, após ordem de Salazar de construir na bacia do rio Zêzere 3 barragens, Castelo de Bode, Bouçã e Cabril. A construção da maior central hidroeléctrica do país, da época, esteve sempre rodeada por uma grande euforia. Um dos momentos que muitos se recordam, foi o transporte dos grupos geradores da barragem, em 1950, por um camião encomendado especialmente para o efeito, com 8 eixos e 20 metros de comprimento. Os grupos geradores pesavam mais de 70 toneladas e tinham 9 metros de diâmetro.
No dia 21 de Janeiro de 1951, a barragem de Castelo de Bode foi inaugurada, com a presença de Oliveira Salazar, e o Presidente da República Marechal Carmona.
O nome de Castelo de Bode surgiu, pelo que dizem, quando alguns engenheiros que estavam a realizar o estudo da bacia, se chegaram a uma pedra que tinha um castelo e uma cabeça de um bode desenhada, e começaram a pedir opiniões sobre a denominação da barragem, tendo ficado o que a pedra sugeriu.
Após a inauguração a Central Tejo foi substituída pela Barragem de Castelo de Bode na produção de energia para a cidade de Lisboa, retirando assim uma central muito poluente, com o combustível utilizado a ser o carvão, do panorama nacional. O abastecimento de água à grande Lisboa só foi realizado posteriormente.
------
Mas agora vocês vão se questionar, mas afinal o que tem ‘Castelo de Bode’ a ver com os templários? Bem aí as minhas opiniões são diversas, algumas até um pouco controversas.A zona da barragem, fica na freguesia de Vila de Rei, que por sinal é um local com fortes marcas templárias, inclusive não nos podemos esquecer que Dornes fica nas imediações.
Existem vários locais (alguns já submersos) que nos mostram que todo este local também está envolvido em muitos mistérios.
Desde as famosas minas de ouro onde se julga que os templários tivessem explorado algum minério, até a denominação do nome da barragem.
Muito á a falar e a debater, iremos certamente contar com a ajuda de diversas entidades em algumas das nossas pesquisas, inclusive do grupo de mergulhadores RuinaSub entre outros.