TomarTemplo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tomar e os Templários

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Castelo desaparecido!

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Castelo desaparecido! Empty Castelo desaparecido! Seg maio 23, 2011 12:40 pm

SemRosto

SemRosto

"Um documento, uma aventura!”

Hoje visitei de novo a biblioteca de Tomar, tal como acontece em tantos outros dias. Deparei-me com um livro, ocultado no meio de tantos outros ‘sem qualquer valor’, e qual não é o meu espanto que era um dissertação para uma licenciatura, da autora Maria. J. M. de Castro. Livro esse que tem muita coisa útil sobre a arqueologia no conselho de Tomar, alem de mostrar os imensos achados arqueológicos, mostra também um forte conhecimento local por parte da autora. Descreve-nos pequenos testemunhos em algumas das peças que achou, depoimentos esses de pessoas locais e alguns interligados a historias ao acaso. Por sinal existe algo que me cativou a mente, o castelo desaparecido da Carregueira. Segundo pude apurar não a data para a construção do mesmo, e muito menos há registo de que povo o habitou, só ficam as provas fotográficas e algumas curiosidades para o descrever.

Duas questões se levantam a mim antes de prosseguir com algumas imagens e trechos do livro.

Afinal onde fica a Carregueira?
R.
Dentro de um perímetro de 100km em volta de Tomar existem algumas aldeias com nomes adjacentes a Carregueira, dando o exemplo de Carregueiros (concelho de Tomar).

Porque é que este castelo está desaparecido da história?
R.
Creio que a incompetência das autoridades responsáveis por o espólio arqueológico no nosso país deixara isto ao total abandono, sem nunca terem realizado uma escavação no local.

---------------------------------------------------

Castelo desaparecido! 16539220

Localização Geográfica:
Situa-se na margem direita da Ribeira de Chão de Maçãs a (2 250m?) a Norte da Aldeia de Fungalvaz.
Pertence já ao concelho de (Vila Nova de Ourém?).
Ficando na mesma linha meridiana que o castro do “monte da cividade” na Beselga de Cima.
A sua área é de (13 750m2?), as suas coordenadas Geográficas são:

39º 37’ 40” N
8º 29’ 70” W. Gr*

O monte onde se encontra o castro tem uma altitude de 184m.

[Livro de 1973]

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos